ALPHA - O início da mudança

ALPHA - O início da mudança

cristianismo, que seria o início de um conjunto de sessões que se iriam repetir durante o período de 3 meses, aproximadamente. Falei com a minha esposa sobre o assunto e logo de imediato confirmamos a nossa presença. Devo frisar que para mim a igreja (edifício), era um local que apenas frequentava em momentos de funerais, batizados e casamentos (e mesmo em algumas situações preferia aguardar fora da Igreja que a celebração terminasse).

Fui batizado com 1 ano de idade e nunca frequentei aulas de Catequese, nem de Religião e Moral nas escolas que frequentei. Os meus pais foram batizados e casados pela Igreja Católica, mas não tinham o hábito de a frequentar. Para nós, em casa, a Religião era um pouco como a Política – podíamos identificar-nos mais com uma ideologia – no caso da Religião a católica, mas não sermos de todo Católicos praticantes.

Assim, ao iniciar o percurso Alpha estava a aceitar ao mesmo tempo um duplo desafio: frequentar assiduamente a Igreja (se bem que num contexto especial e diferente daquele que imaginamos quando participamos numa missa) e falar sobre o que pensava em relação aos vários temas propostos ao longo do Alpha.
Ouvir as pessoas falarem sobre Jesus Cristo (alguém que viveu há mais de 2000 anos atrás), sobre a Bíblia (um livro que contém a História de parte da Humanidade de há mais de 2000 anos), sobre o Espirito Santo (difícil de entender e ainda mais de explicar) e sobre o poder da Oração, da Fé e de Vidas que se transformaram pelo poder da Palavra de Cristo, é algo que nos faz sentir muito pequenos comparativamente à Obra do Senhor.

Com o Alpha aprendi o que é ser Cristão (pois tornei-me Cristão a partir do meu batizado) – é seguir Jesus, reconhecer Deus como nosso Pai, seguir o seu estilo evangélico, fazer parte da sua comunidade e viver sob a força do Espírito Santo. Compreender que o que acontece nas nossas Vidas depende de nós (a nossa liberdade possibilita-nos isso, seja o Bem ou o Mal) mas acima de tudo acontece-nos o que Ele tem para nos oferecer – e acredito sinceramente que Ele só quer para nós o Bem.
O Alpha deu-me também a possibilidade de fazer novas amizades, conhecer pessoas que são diferentes de mim a nível profissional, que são de partidos políticos diferentes, que gostam de outros clubes que não o meu… enfim, que são diferentes de mim mas numa coisa são iguais ou melhores: a Fé em Cristo.
A experiência Alpha foi bastante importante para mim: ajudou-me a entender e a compreender a Vida de modo diferente - desperta em nós a Humildade, a Caridade, a Bondade de Ser Humano.
Termino dizendo o seguinte: quem me conhece desde sempre (o meu pai, por exemplo) jamais imaginaria que eu algum dia poderia dizer-lhe que é um prazer ir à Igreja, participar numa missa ou num serão de louvor ou nalguma outra atividade desenvolvida pela Paróquia da minha cidade. E porquê me tornei nesta pessoa com este comportamento? Porque tomei a liberdade de Lhe “abrir” a porta – de abrir a porta a Deus.

Obrigado Senhor por tudo que me tens dado!

Pedro M. Soares
Marinha Grande

Find an Alpha near you

Try Alpha

Find out more about Alpha

Learn more