Demos connosco a desejar que chegásse a sexta-feira

Demos connosco a desejar que chegásse a sexta-feira

Fui convidado pelo Padre Jorge para fazer o percurso Alpha. Disse-lhe que só iria se a minha esposa fosse também, uma vez que pertenço a outros grupos da Paróquia e não queria prejudicar a minha família com mais esta ausência.

Falei com a minha esposa, que respondeu afirmativamente ao convite.

Não tínhamos a ideia de como iria decorrer o percurso, nem do que se iria falar.

Na primeira sessão tomámos conhecimento dos procedimentos do percurso. Ficámos numa mesa com 12 pessoas que não conhecíamos. Jantámos, ouvimos uma palestra sobre Jesus e partilhámos a nossa opinião sobre o que ouvimos.

Nesta primeira sessão os responsáveis da nossa mesa deram-nos total liberdade para falarmos ou não sobre o tema. Desta forma, todos partilharam as suas opiniões.

Com o desenrolar do percurso, demos connosco a desejar que chegasse a 6ª feira para estarmos presentes em mais uma sessão Alpha.

Falámos sobre Jesus, porque veio até nós, porque morreu, como rezamos, porque pecamos e porque nos arrependemos.

Registo de uma forma especial dois momentos. O primeiro foi o fim-de-semana Alpha, onde invocámos e louvámos o Espírito Santo, com palestras, orações e ação de graças. Houve também lugar a momentos de lazer, com música, jogos e textos cómicos. Um fim-de-semana inesquecível. A partir deste momento a amizade e a partilha deixou de estar confinada à nossa mesa, passando para todos os elementos presentes neste percurso Alpha. O segundo momento que registo de forma muito especial foi a sessão do percurso que, em grupos de três elementos e perante o Santíssimo, rezámos uns pelos outros. Foi uma noite inesquecível, onde a preocupação com o outro se sobrepôs à preocupação connosco próprios.

A partir das primeiras sessões parecia que nos conhecíamos todos há muito tempo.

No final do percurso Alpha ficou marcada uma reunião com o Padre Jorge no sentido de se constituir uma outra equipa Alpha, que irá trabalhar na paróquia de São José.

Depois do percurso Alpha, os nossos filhos notam que a vida familiar tem outro ambiente. Não quer dizer que antes não fosse bom, mas agora a minha esposa incute um novo ritmo à vida familiar, nomeadamente com momentos de oração familiar, em que os pequenos também têm a sua responsabilidade na organização das orações.

Temos a sensação que a nossa vida familiar e profissional passou a ter duas etapas, antes do Alpha e depois do Alpha.

Quero registar o nosso agradecimento a toda a equipa responsável por este percurso Alpha, cuidadosa com todos os pormenores, desde os cânticos, às palestras, aos momentos de louvor, aos jantares, ao convívio, à orientação dos momentos de partilha e oração.

Todos são convidados a participar no novo percurso Alpha, nem que seja numa única sessão, sem qualquer compromisso de continuidade. Logo verão que não têm vontade de desistir.

João Almeida

S. José, Coimbra

Find an Alpha near you

Try Alpha

Find out more about Alpha

Learn more