O tempo de Deus vai acontecendo no dia-a-dia

O tempo de Deus vai acontecendo no dia-a-dia

Há cinco anos atrás quando começámos os Percursos Alpha na Vigararia da Marinha Grande, não tínhamos a noção (éramos alguns de nós até um pouco cépticos em relação aos frutos destes Percursos), de como a paróquia - a vida da paróquia - se poderia transformar como resultado da experiência Alpha.

Mas a verdade é que, se alguns dos convidados destes Percursos continuaram a sua vida habitual, sem mudanças sensíveis, muitos outros, graças a Deus, foram transformados nas suas vidas, e por isso mesmo, foram transformando outros, e foram, (e vão) transformando a comunidade paroquial da Marinha Grande.

São grandes sinais? São mudanças extraordinárias? (Nalguns dos convidados são sem dúvida mudanças extraordinárias!) Houve mudanças “radicais” na paróquia da Marinha Grande, transformando-a numa espécie de “paróquia modelo”? Não, claro que não! Mas houve mudanças sensíveis, ao nível das vidas de muitos que frequentaram os Percursos Alpha e essas mudanças transmitiram-se à comunidade paroquial, na vivência da fé, na participação das celebrações, (participação, por exemplo, nas Eucaristias semanais), nas grandes celebrações do Ano Litúrgico, Natal, Páscoa, e em noites de adoração e louvor.

Nestes anos de Alpha na Marinha Grande já celebrámos na paróquia dez Baptismos de adultos, e, obviamente, os Crismas e Primeiras Comunhões, de convidados dos diversos Percursos, bem assim como dois Matrimónios, e inúmeras confissões de muitos que há anos não se confessavam.

Muitos se empenharam nos diversos serviços da paróquia, na catequese da infância e da adolescência, na liturgia, no canto, como organistas, como leitores, como colaboradores da Conferência de São Vicente de Paulo, enfim, em tantas actividades próprias da paróquia, transformando-a assim numa porção ainda mais visível da Igreja de Cristo.

Estas transformações estabeleceram uma rede de amizades sinceras e empenhadas, que levam à ajuda mútua entre tanta gente que frequentou o Alpha e à constituição de uma equipa coesa e dedicada, que leva a bom termo cada Percurso realizado.

Uma das transformações talvez mais importantes que o Alpha proporcionou à paróquia e até à vigararia, (porque ao nível pessoal as transformações são inúmeras com tantos testemunhos pessoais diários), foi a mudança da Catequese de Adultos.

Com efeito, a Catequese de Adultos era um “espaço” de formação mais “didático” do que vivencial, o que, muitas vezes, levava aqueles que a frequentavam a “ficarem-se” apenas pela sua frequência.

Assim foram introduzidos os Percursos Alpha como primeira “fase” dessa catequese, o que levou, e leva, a uma primeira abordagem de conhecimentos catequéticos, mas também a uma vivência da fé, ao nível da oração, da reflexão, da interioridade, da celebração, que depois se reflecte na Catequese de Adultos, levando assim aqueles que a frequentam a uma continuidade de vivência da fé não só pessoalmente, mas também na comunidade paroquial, tornando a paróquia um “espaço” não só de encontro com a fé, mas também de partilha e entreajuda entre todos.

O tempo de Deus não é o nosso tempo, (porque desejamos sempre os resultados imediatos), mas o tempo de Deus vai acontecendo no dia-a-dia, servindo-se dos homens que se colocam ao Seu serviço, para que, proclamando a Palavra de Deus e testemunhando-A nas suas vidas, outros homens o façam também, construindo assim paróquias vivas, que transformadas por Deus, vão edificando a Igreja de Cristo por todo o mundo.

 

 

Joaquim Mexia Alves

Alpha Vigararia da Marinha Grande

Find an Alpha near you

Try Alpha

Find out more about Alpha

Learn more