9 FORMAS DE TORNAR O ALPHA (realmente) DIVERTIDO

9 FORMAS DE TORNAR O ALPHA (realmente) DIVERTIDO

A partir da sua experiência em All Saints Dallas deixa-nos novo dicas de como encontrar a diversão…

1. Vão às compras no local

Numa cidade em que há mais gente com Estudos Bíblicos do que cafeterias, Dave queria diferenciar o alcance da sua igreja. Tendo começado a fazer Alpha no porão “horrível” do prédio, o Dave percebeu que era fundamental enquadrar o curso num ambiente divertido. “Não queríamos que vir ao Alpha fosse sinal de vir à Igreja”, explica ele. “Queríamos que fosse mais assim: ´Querem vir a uma noite divertida?´” Então decidiram procurar um local longe da igreja, onde os convidados se sentiriam mais envolvidos.

2. Quebrem expectativas

Qual o melhor lugar para convidar amigos para uma noite fora, do que uma adega? Não podemos pensar em muitos… Foi aí que o Dave e a sua equipa decidiram organizar o curso “De repente, tudo começou a mudar de forma positiva”, diz ele. “Quando a primeira pergunta que fazes à pessoa é: ´Branco ou Tinto?,´ ela é apanhada de surpresa , porque a cidade de Dallas é bastante contra cultural.” Depois de três cursos realizados no porão eles conseguiram superar-se e decidiram procurar um local que fosse realmente atraente para os convidados.

 

3. Façam cada cêntimo contar

Não há duas formas de o fazer, os processos de economizar e gerir o orçamento não nos deixam muito empolgados – mas se sabemos o que temos e como podemos gastá-lo, apesar de termos um orçamento pequeno, este pode dar para muito! “ Tenho alguém na minha equipa que sabe que, por US$10 por pessoa  podemos fazer isto, e por US$12 por pessoa podemos fazer aquilo.”, explica Dave. E eles não se ficam por aqui. Criaram uma pesquisa de fluxo de negócio, à terça-feira à noite na cidade de Dallas, para que se pudessem aproximar do local certo, pedinchar o melhor preço e administrar o curso Alpha o melhor possível, com o orçamento que tinham.

 

4. Façam grande ou vão para casa

1.jpg

Um dos elementos da equipa do Dave é um organizador de eventos e, uma vez que eles conseguiram superar o local da adega, ele sugeriu um local onde recentemente tinha organizado um evento de angariação de fundos.  O espaço era um dos mais populares clubes nocturnos de Dallas e, depois de fazerem lá um Alpha na sala de eventos, alugaram todo o clube. ‘O nosso tecto de convidados passou dos 65 – que foi o máximo que tínhamos atingido – para 110, no curso que acabámos de terminar. Acabámos de descolar! ´

 

5. Sejam convidativos

A cultura de convite é essencial para a evangelização efectiva. Em toda a All Saints Dallas, temos tomado consciência de que devemos encorajar a nossa comunidade a sentir-se confortável em convidar amigos. O Dave disse, ‘Percebemos que a igreja é muito acolhedora mas acolhedora não é o mesmo que convidativa.’ A solução? Há três anos atrás decidiram organizar uma festa de natal anual da igreja, onde os membros podiam convidar os seus amigos e todos se poderiam divertir juntos. ‘O que fizemos foi transmitir confiança aos nossos membros para que eles se possam sentir confortáveis em convidar os seus amigos, para os eventos da igreja, e isto é ótimo.’ E para os convidados, um evento social antes do Alpha, pode informá-los sobre o curso e dar-lhe uma pequena luz do que podem esperar..

 

6. Façam da diversão parte da cultura da igreja

Para o Dave e para a sua equipa, a cultura do divertimento vai além do Alpha. Ele descreve os três valores chave que defendem “amar, ouvir e divertir”. ´Não temos muitas actividades, mas fazemos muitos eventos. Por exemplo, não temos nenhum grupo de “recentemente convertidos”, mas temos a “happy Hour” das pessoas novas´, explica ele. O objectivo é ter a certeza de que, todos os eventos da igreja, acontecem num ambiente amigável, e num local onde as pessoas gostem de voltar.

 

7. Tentem a série “Alpha Film Series”

Há muitas formas de fazer Alpha – com palestras ao vivo, palestras em vídeo ou com a série “Alpha Film Series”. All Saints Dallas decidiu utilizar a série “Alpha Film Series” para tentar uma nova abordagem. Esta série de episódio é passada em todo o mundo, e inclui uma mistura de histórias, com animações e entrevistas que exploram, em cada episódio, uma questão diferente em torno do cristianismo. Saibam mais sobre a série “Alpha Film Series”.

 

8. Mantenham o contacto depois do curso

Como na maioria dos Alphas, Dave e a sua equipa realizam o fim-de-semana ou o dia Alpha, onde o grupo passa mais tempo junto. O que eles também fazem é convidar todos os participantes para uma festa á noite, fora da estrutura do curso. É uma oportunidade de passarem tempo juntos, divertirem-se e socializar juntos, sem um programa definido.

 

9. Mantenham os antigos convidados envolvidos

Uma equipa apaixonada e empolgada por estar envolvida em Alpha, pode fazer toda a diferença! Em All Saint´s, é requisito que, todos os elementos da equipa, já tenham feito a experiência Alpha. “ Se alguém gostou e fez um caminho de conversão, muitas vezes convido-o a ficar no Alpha como co-animador”, explica Dave. Se criamos uma equipa com pessoas que sabem o que é a experiência Alpha, pode ajudar a diminuir a distância entre animadores e convidados e pode levar ao desenvolvimento de grandes amizades.

Então, aqui ficam as 9 dicas de como fazer um grande Alpha para os convidados – agora vão divertir-se!

Procuram mais dicas sobre como aproveitar ao máximo o vosso Alpha? Descubram as sete formas de criar uma cultura de convite na vossa igreja!

2.jpg

c

Find an Alpha near you

Try Alpha

Find out more about Alpha

Learn more