Alpha em Acção

Alpha em Acção

A Roberta e o Diego estão maravilhados com o Alpha para jovens. Quando conheceu Nicky Gumbel, há dois anos, Diego soube imediatamente que que o curso iria ter impacto na sua paróquia. No mesmo ano a Roberta estava a frequentar o Alpha e percebeu o seu potencial, principalmente na oração e louvor. Foi o Alpha que juntou o casal, agora unido pelo matrimónio.

Qual consideram ter sido o impacto do Alpha nas vossas vidas?

D: O Alpha mudou o meu modo de rezar/orar e a relação que eu tenho com a minha paróquia. Com o tempo, tenho ficado cada vez mais convencido que o Alpha é o instrumento perfeito de evangelização.

R: Para mim o Alpha foi como um banho de amor. Pode ser uma expressão estranha, mas é o único modo em que o consigo expressar. Antes de tentar o Alpha conhecia algumas coisas de Deus, mas não tinha sentido certas coisas na minha relação com Ele. Perceber essa diferença  e que O podia realmente conhecer melhor, foi como se um banho de amor corresse sobre mim. O Alpha também mudou as minhas relações com as pessoas na comunidade, de tal modo que as primeiras pessoas a saberem que eu e o Diego nos iríamos casar pertenciam ao Alpha.

“Para mim o Alpha foi como um banho de amor

Como é que tornam a mensagem de Jesus relevante para os jovens de Itália?

R: O facto do Alpha nos encorajar a não esperar que os jovens tenham o desejo de conhecer Deus, mas sim a fazer a mensagem de Jesus chegar às áreas metropolitanas – os pubs, os bares – e os sítios onde está a juventude, é maravilhoso.

D: É assim que Deus trabalha, por meios que nem sempre são tradicionais. O melhor do Alpha é que não temos que esperar que a juventude venha até nós. Nós conseguimos ir até eles, falar com eles cara a cara, conhecê-los e envolve-los na fé.

 Quais são as coisas mais importantes que o Alpha faculta aos jovens?

R: O Alpha não é como um sermão ou um catecismo que só nos fala do amor de Deus. O Alpha permite-nos experimentar o amor de Deus com e através das pessoas com quem estamos no curso e que nos ajudam no nosso caminho. Todos rezam e louvam juntos.

D: Acredito na importância de fazer cada pessoa sentir-se bem vinda e de se estar disponível para acolher qualquer pessoa. Foi isto que o Alpha ensinou à nossa paróquia; é uma experiência real que ficará sempre comigo. Estes aspectos são relevantes para os jovens de hoje. Não podemos tomar os jovens como garantidos, porque eles respondem à forma como são acolhidos/recebidos.

“É assim que Deus trabalha, por meios que nem sempre são tradicionais.”

Já enfrentaram algumas objeções, ao trabalhar com a Alpha em Itália?

D: Tem realmente corrido muito bem. Não nos deparámos com dificuldades reais. Temos visto que as pessoas têm fome do amor de Deus, e que estão a apreciar a oportunidade de encontrar respostas para as suas perguntas. Tem estado a correr muito bem, não nos temos deparado com muitas oposições.

R: Estamos muito entusiasmados com o Alpha porque temos testemunhado resultados convincentes. Estamos a trabalhar no sentido de levar o Alpha até outras paróquias, mas também para fora das paróquias – não queremos trabalhar somente no contexto religioso ou de Igreja, queremos ir, cara a cara, ao encontro das pessoas comuns, que possam estar interessadas em participar no Alpha.

O que é que mais vos entusiasma sobre o futuro do Alpha em Itália?
Onde é que se vêem no futuro?

R: Eu gostaria de continuar com este projeto e nos próximos dez anos, espero que o Alpha se tenha enraizado de forma significativa em Itália. Espero que as pessoas em Itália percebam que, apesar do Alpha vir do exterior e de um ramo do Cristianismo que não pertence à tradição Católica, pode servir-nos. O Espírito de Deus não sopra só em certos ambientes ou áreas – pode chegar a qualquer lugar.

D: O Alpha mudou a minha vida. É natural que quando tens uma experiência tão forte a queiras partilhar com outras pessoas. Por isso, nos próximos 10 anos vejo-me a trabalhar com outras paróquias e a ensiná-las a implementar o Alpha.

Want to find an Alpha near you

Try Alpha

Find out more about Alpha

Learn more