Jorge Silva Santos (4).jpg

DIRECTOR NACIONAL ALPHA

Pe. Jorge Silva Santos

Fundador em Portugal da Comunidade Emanuel, e das células paroquiais de evangelização, é também Vigário Episcopal para a pastoral da Diocese de Coimbra e foi quem fundou o Alpha em Portugal, sendo à data o seu Director Nacional. De momento é pároco da maior paróquia da Diocese de Coimbra - São José - e da recém paróquia por ele criada - S.João Baptista - em Coimbra.

Um apaixonado pela Evangelização e sempre em busca de novas ferramentas, para o apoio e crescimento na fé, das paróquias em Portugal, irá conduzir estes dois dias de partilha e de crescimento.


ORADORES

florence quadrado.jpg

Florence de Leyritz

Acompanha dirigentes e equipas de Direcção no quadro da rede Europeia do conselho XPAND Europa. O seu percurso permitiu-lhe experimentar a vida dos sistemas e organizações nas empresas, nas ONGs e nas associações, no governo, na ONU.

Intervem no domínio da formação de liderança e desenvolvimento das dinâmicas de equipas (acompanhamento do processo estratégico, acompanhamento das transições, coesão de equipa).

Formação: Instituto de estudos Políticos de Paris, Mestrado em Finança Internacional, Certificação de coach (Academia do Coaching), formação em sistémica, análise transacional, formação em facilitação da inteligência colectiva (certificação Lego Serious Play, formação world café e fórum ouvert) e certificação em perfil de personalidade DISC.

Florence foi co-fundadora e dirigente, durante 10 anos, do Alpha em França que alcançou mais de 120 mil pessoas e mobilizou 7 mil voluntários. Anteriormente exerceu a função de gestão e avaliação financeira em projectos internacionais para a ONU (PNUCID e UNDCP) e para o governo francês (conselheira técnica no gabinete do ministério junto de Xavier Emmanuelli) na matéria de ajuda ao desenvolvimento e à ajuda de urgência, na Ásia, na Europa e em África.

Tem uma intervenção junto de várias Dioceses e de Conselhos Episcopais na matéria de desenvolvimento da liderança pastoral. Com o seu marido Marc, criou o percurso DES PASTEURS SELON MON COEUR (Pastores segundo o Meu coração), frequentado por mais de mil padres em França desde o ano de 2010


Canadiano, vigário Episcopal para a Renovação Paroquial e de apoio à liderança na Arquidiocese de Halifax-Yarmouth, na Nova Escócia – Canadá. É ainda autor do Best seller “Renovação Divina – de uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária”, um guia para as paróquias doentes por forma a cultivarem uma vibrante e dinâmica cultura de fé, centrada na comunidade e no discipulado missionário. Em 2016, o padre James também escreveu o Guia da Renovação Divina, um manual passo a passo para transformar uma paróquia. O padre James serve a arquidiocese com metade do seu tempo e serve no Ministério da Renovação Divina com a outra metade do seu tempo.

A mensagem da Renovação Divina ressoou nos corações de centenas de pastores e leigos em todo o mundo. Ele inspirou-os e motivou-os a agir e a procurar ajuda na transformação da sua própria comunidade de fé.

Em Portugal já acompanha uma paróquia, e os frutos já são imensos! Vem falar-nos do segundo pilar da Renovação Divina de uma paróquia.

James Mallon Quadrado.jpg

Pe. James Mallon


FOTO MIGUEL_quadrada.jpg

Miguel Leite

Miguel Leite é Cristão, psicólogo clínico dedicado à Psicologia Positiva, Consultor na área comportamental, com vasta experiência a nível empresarial e junto de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), nas áreas da Gestão do Stress e Organização do Trabalho, Comunicação, Motivação e Organizações Positivas.

Desde cedo se interessa pela viagem (sempre inacabada) da descoberta do outro e pelo seu desenvolvimento pessoal. Hoje é consultor e formador nesta área tão desafiante. Um otimista irreverente, alegre e resiliente trocou o seu percurso no direito pela licenciatura em Psicologia.

Promotor de formações “outdoor” de Liderança e Gestão Emocional de Equipas.
Mediador de Conflitos certificado pelo Ministério da Justiça e Formador de Mediadores a nível nacional. É também Mestre em Serviço Social e Diploma de Altos Estudos em Serviço Social/ISCTE, a nível de doutoramento. Membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva, colabora com a imprensa escrita a nível local, regional e nacional na promoção de artigos sobre temáticas da Psicologia Positiva. Mais recentemente é Co-Criador, Formador, Consultor, Mediador de Conflitos e Psicólogo da AwaChoice.

Estará connosco nestes dois dias para nos explicar como podemos passar da paixão à acção!


Patrício Alexandre Lopes Oliveira, padre da diocese de Leiria-Fátima desde 13 de novembro de 2011 (ordenação), é atualmente vigário paroquial da Marinha Grande, membro do Conselho Presbiteral e do Serviço de Apoio ao Clero

É mestre em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto), tendo defendido em provas públicas a dissertação pensar a morte: perspetiva pastoral. É também membro do Secretariado Nacional Alpha, onde se dedica às áreas da formação e dos recursos digitais.

“Por isso, cada vez me convenço mais que ser padre passa por procurar proporcionar essa experiência de Deus. Porque só depois de feita essa experiência, haverá disponibilidade e vontade de conhecer e aprofundar Deus.” Deste modo “Tento fazer aquilo que vi fazer, mostrar um Deus bom, alegre, que nos ama e que quer o melhor para nós. No fundo proporcionar uma experiência de Deus.”

Estará connosco nestes dois dias, e na noite de sexta-feira irá falar-nos da Paixão como essência do Cristão!

patrício.jpg

Pe. Patrício Oliveira


Peter_esta.jpg

Peter Jones

Peter Jones vive em Oxford, de onde é natural, é casado e pai de 2 filhos. Apesar da sua formação inicial ser na área das artes do design gráfico, a sua paixão pelo mundo do direito foi crescendo, o que o levou a estudar Criminologia e Justiça Criminal - com foco nas áreas de Estudos Prisionais e Crimes de Tráfico Transnacional de Pessoas - área na qual é mestre pela Universidade de Portsmouth. De momento trabalha para o Alpha internacional como gestor responsável pelo desenvolvimento do Alpha nas Prisões.

Estará connosco para nos falar da sua paixão pela evangelização em contexto prisional!


CONVIDADOS

Pedro Barbosa_final.jpg

PEDRO BARBOSA

“Nasci no ano de 1976, século passado, mas gosto de viver no presente. Gosto dos avanços tecnológicos e da possibilidade que temos de comunicar facilmente com todo o mundo. Considero-me um cidadão do mundo apesar de viver em Portugal. Estudei fotografia e cinema na ESAP. De 2001 a 2003 trabalhei como fotojornalista na revista Visão e em 2003 deixei a minha carreira secular para seguir uma paixão e missão que tinha desde os 12 anos, ser missionário. Desde 2003 fui estudando teologia pelo Seminário Teólogico Batista em Lisboa. Mas o que mais gosto é de ler livros que Deus vai usando para me ajudar a crescer espiritualmente. Estou na Agape Portugal desde 2003 e a maior parte desse tempo trabalhei com adolescentes, tanto em Portugal como na Europa. Em 2011 fui convidado a fazer parte de uma equipa europeia para liderar o ministério de Agape Europa com adolescentes chamado SHINE Europa. Desde Janeiro de 2017 que sirvo a Agape Portugal como Diretor Nacional. Atualmente somos uma equipa com mais de 20 missionários a trabalhar nas duas principais cidades, Porto e Lisboa. Somos uma equipa multicultural visto que temos 5 nacionalidades a trabalhar connosco. É um privilégio servir esta equipa, inspirando e equipando para que a nossa missão de dar a conhecer JESUS seja uma realidade.”

Estará connosco dia 9 para nos falar desta sua paixão, e da diferença que tem feito na vida de tantos e tantos jovens.


FÁTIMA AMORIM

Fátima Amorim tem 47 anos, é casada e mãe de uma menina.Natural de Moçambique e residente em Braga, é Licenciada em economia, Revisora Oficial de Contas, pós graduada em gestão e controlo de fraude, pós graduanda em Direito Empresarial. De momento sócia de uma firma de auditoria/Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, com trabalhos de Auditoria, Consultoria e Assessoria a cerca de 250 clientes. Equipa técnica de 25 colaboradores: 14 mulheres e 11 homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 65 anos.É responsável pelo Núcleo de Braga da ACEGE, Conselheira ArquiDiocesana para o setor empresarial.

Fátima_quadrada.jpeg

prof manuela_Easy-Resize.com (1).jpg

MANUELA MIRANDA

Maria Manuela dos Santos Gonçalves de Miranda, Casada, mãe de seis filhos e avó de um netinho. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra e Curso Básico de Ciências Religiosas do Instituto Superior Estudos Teológicos de Coimbra, é professora de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, há 32 anos. Além de ser catequista na sua  Paróquia (Ançã, diocese de Coimbra) é também elemento da Equipa do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese.

Uma missionária de coração, criou a Associação SOGA onde é Vice-presidente. Esta associação dedica-se à promoção dos direitos humanos, a nível nacional e internacional, de um modo especial a apoiar a ilha de Sogá, do arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, com diversos projectos entre eles o apadrinhamento de crianças daquela ilha.


PE. TIAGO FREITAS

O Pe. Tiago Freitas é Chefe do Gabinete Episcopal e Director do Auditório Vita, na Diocese de Braga. Recentemente editou o livro “Colégio de Paróquias - um proto-modelo crítico para a paróquia da Europa Ocidental em tempo de mobilidade”, tema da sua tese de doutoramento. Este modelo implica uma nova compreensão do termo de paróquia, ao alargar esse conceito a outras realidades significativas tais como uma escola, um hospital, ou um lugar de culto. Este modelo rejeita ainda um trabalho levado unicamente a cabo por sacerdotes, optando por uma constituição alargada de uma equipa de governo de paróquia de onde fazem parte sacerdotes, religiosos e leigos.Faz uma crítica às unidades pastorais, não considerando este modelo o mais adequado, uma vez que na sua base está a falta de padres.

Pe.Tiago_Freitas_Easy-Resize.com.jpg

D.virgilio2_Easy-Resize.com.jpg

D. VIRGÍLIO DO NASCIMENTO ANTUNES

D. Virgílio do Nascimento Antunes é, desde Abril de 2011, bispo da Diocese de Coimbra. Desde a sua ordenação de sacerdócio que assumiu diversos serviços com destaque para a formação de candidatos ao sacerdócio, como formador e reitor. Entretanto, especializou-se em ciências bíblicas, em Roma e em Jerusalém.

Estará connosco no dia 8 para nos falar da importância da organização de um plano pastoral - De uma visão global.

TERESA ANJINHO

Teresa Maria de Moura Anjinho nasceu em Coimbra a 3 de Outubro de 1974. É licenciada em Direito (Universidade de Coimbra), mestre em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Pádua, doutoranda e investigadora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Foi deputada da Assembleia da República, Secretária de Estado da Justiça do XX Governo Constitucional, deputada da Assembleia Municipal de Coimbra e Membro da Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Tem dedicado a sua vida académica e profissional ao estudo, ensino e advocacia dos direitos humanos, com destaque para o direito da igualdade e da não discriminação.. Atualmente exerce o cargo de Provedora Adjunta de Justiça.

Teresa Anjinho_QUADRADA.jpg