WORKSHOPS

 

TENS QUESTÕES SOBRE A VIDA? (ALPHA)

Pe.Patrício Oliveira

Todos devem ter a oportunidade de explorar a fé Cristã, colocar questões e partilhar a sua opinião: onde quer que estejam. Alpha é uma série de sessões que exploram a Fé Cristã. Cada tema aborda uma questão diferente sobre Fé e é projectado para suscitar diálogo. Alpha é feito em todo o mundo e todos são bem-vindos. É feito em cafés, igrejas, universidades, etc... Não há dois Alphas iguais, mas todos têm algo em comum: comida, um tema e boa conversa.

Este workshop permitirá conhecer a ferramenta Alpha, e como poder ser implementada numa Igreja/Paróquia. É fundamental para quem pretende iniciar um Alpha pela primeira vez, ou para quem quer saber mais.

patrício_Easy-Resize.com (1).jpg

ana_queiros.jpg

ALPHA JOVENS - A FERRAMENTA

Ana Queirós

Os jovens são o grande desafio do século XXI! Muitas são as provocações que crescem, e o potencial desta geração Milennium cresce a cada dia, mas é muitas vezes desperdiçado. Afinal o que é que podemos fazer para levar estes jovens a Cristo? O que é podemos fazer para potenciar estas capacidades? Como é que podemos capacitar jovens líderes, activos na missão?

Este workshop permitirá conhecer a ferramenta Alpha para Jovens e, ao mesmo tempo, partilhar algumas dicas de como potenciar as suas capacidades na vida da Igreja.


CURSOS DE CASAIS

Silene Gonçalves

Cristã, esposa e mãe de dois adolescentes, Advogada, Mediadora Familiar, Orientadora e Conselheira Familiar da Diocese de Lisboa, bem como na Associação “Famílias com Vida”, é também dinamizadora do “Curso para Casais” na Diocese de Lisboa desde 2003. Neste momento é Coordenadora Regional dos cursos “Curso para Casais” e “Curso Preparação para Casamento”, na Região de Lisboa e vale do Tejo. Realizará o workshop “Cursos para Casais” para nos explicar como funcionam e como os podem pôr em prática.

Os cursos para Casais foram desenvolvidos em 1996 por Nicky e Sila Lee, em Londre,  para casais que procuram apoio prático, para fortalecer o seu relacionamento.

Silene Gonçalves

Hugo_Easy-Resize.com.jpg

A MÚSICA NO LOUVOR

Hugo Gaspar

O louvor é o ato de enaltecer e glorificar a Deus. Este é utilizado nas nossas Igrejas desde o princípio da criação das comunidades Cristãs, e a música tem fortemente marcado estes tempos. No entanto muita tem sido a evolução que esta sofreu, ao longo dos tempos. Como é que podemos acompanhar a evolução e estar adaptados às gerações do século XXI? Estarão as nossas igrejas/comunidades preparadas para isso?

Hugo Gaspar é líder de louvor há cerca de 10 anos e vai responder a essas e outras questões num momento que promete ser essencialmente de partilha e troca de experiências.


CÉLULAS PAROQUIAIS DE EVANGELIZAÇÃO

Pe. Jorge Silva Santos

As células de evangelização são um método que forma discípulos-missionários e líderes capazes de formar outros líderes à sua volta. Reunindo-se semanalmente em pequenos grupos de 5 a 12 pessoas na casa de um dos membros, eles aprendem a viver à maneira dos primeiros cristãos pondo em prática as 5 assiduidades de que nos fala S. Lucas: Assíduos ao ensino dos apóstolos, à comunhão fraterna, às orações-fração do pão, à evangelização e ao serviço. Uma paróquia em células é uma comunidade de comunidades onde todos vão crescendo na maturidade cristã e no dinamismo evangelizador.

Neste workshop, o P. Jorge Santos a quem D. Pigi Perini, pediu para acompanhar o crescimento das células em Portugal, apresentará tudo o que precisa saber sobre o que são as células paroquiais de evangelização, o seu método, os seus frutos na vida da paróquia e como se podem lançar as células na paróquia.

Jorge Silva Santos (4).jpg

BOA_Easy-Resize.com (2).jpg

RENOVAÇÃO DIVINA

Ana Cristina Alves e Fernando Fernandes

Ana Cristina Alves é mãe de 2 filhos, professora de Física e Química na escola secundária de Maximinos – Braga. Desde os 12 anos que frequenta a paróquia de São Victor, onde fez e dá catequese e onde foi animadora da pastoral de jovens. Hoje, é membro do Conselho de Reflexão e Liderança Pastoral e pertence à equipa de administração Alpha onde trabalha em estreita colaboração com os párocos e o Fernando Fernandes. Fernando Fernandes é casado, pai de 2 filhas e bancário (Gestor de Clientes no Banco Santander em Braga). Primeiro, frequentou a catequese, e depois tornou-se animador da Pastoral de Jovens, onde também foi coordenador durante 11 anos. Actualmente, para além de integrar como vogal o Conselho Económico da paróquia, é membro e tesoureiro do Grupo Coral e pertence ainda ao Conselho de Reflexão e Liderança Pastoral.

Neste workshop irão partilhar como aplicaram os conceitos do livro “Renovação Divina” e quão tem sido importante para o funcionamento do Conselho de Reflexão e Liderança Pastoral, da paróquia de S. Victor.

WORKSHOPS AUDITÓRIO


PORQUÊ DESENVOLVER UMA VISÃO PASTORAL?

Florence de Leyritz

Perante todas as dificuldades que a Igreja enfrente, e com a necessidade de criar resposta às necessidades do Mundo de hoje, Florence de Leyritz, com a sua vasta experiência no acompanhamento e formação de Bispos e Padres, vem ajudar-nos a perceber a importância de desenvolver uma visão pastoral.

Este workshop será especialmente direccionado para Bispos, Padres, Diáconos e Pastores. No entanto, todos os agentes de acção pastoral, activos nas suas Igrejas e com uma participação activa nas comunidades locais, são bem vindos!


LIDERANÇA POSITIVA

Miguel Leite

Dia após dia, pessoas de diferentes origens, visões e formações reúnem-se nas suas equipas pastorais a fim de exercerem as suas atividades. Neste contexto, as equipas são criadas para atingir metas ou objetivos específicos e a motivação e uma boa gestão de equipas aparecem como importantes fatores para atingir soluções em prol da Missão. As interações e a comunicação entre os seus membros e com o exterior são importantes e devem procurar sinergias para alcançar metas e corresponder à responsabilidade da Igreja e da sua Missão. A relação entre as equipas nem sempre permite uma interação harmoniosa, cuja causa pode ser atribuída, por exemplo, aos tipos de liderança exercidos ou ao funcionamento do grupo. Assim, fazer com que grupos e pessoas procurem sinergias e estratégias no âmbito comunicacional, da gestão de conflitos e de gestão de equipas eficiente é fundamental para alcançar os resultados esperados.

A utilização de estratégias positivas tem efeitos decisivos na eficácia intra e intergrupal e um forte impacto sobre as pessoas permitindo-lhes encontrar significado naquilo que fazem. Assim sendo, deveria constituir tarefa primordial das equipas apostar no desenvolvimento das forças dos seus membros e de melhores competências humanas e comunicacionais a partir dos seus carismas por forma a fomentar transformações positivas. Este workshop pretende ser muito divertido, desafiante e “fora da caixa”, visando o treino de competências pessoais e sociais, nas áreas da motivação, comunicação e gestão positiva de equipas e de conflitos a elas associados.

FOTO MIGUEL.JPG