Organiza um Alpha Online

O Alpha é uma série de sessões que exploram a fé cristã e que permitem a partilha num ambiente aberto e descontraído. Pode ser feito online ou presencial.

Envolve pessoas que normalmente não vão à igreja, online.

Alpha é uma série de sessões interativas que exploram as noções básicas da fé cristã. No ano passado, cerca de 30.000 igrejas e organizações fizeram Alpha com mais de 1,3 milhões de participantes.

Como é uma sessão Alpha Online?

Liga-te

Alpha é uma oportunidade para explorar juntos as grandes questões da vida num ambiente aberto e descontraído.

Assiste

Os episódios falam sobre as bases da fé cristã e abordam questões como: “Quem é Jesus?”, “Como podemos ter fé?” e “Como é que Deus nos conduz?”

Partilha

Cada tema aborda uma questão diferente em torno da fé e foi concebido para proporcionar uma boa conversa orientada por animadores e co-animadores do Alpha.

A Experiência Online

As igrejas que fizeram Alpha online viram um impacto significativo nos convidados e líderes que participaram.

“O Alpha se fosse presencial na igreja, eu não o tinha feito de forma alguma. Só o fiz mesmo porque foi em casa e foi online”! – Testemunho do Marco, Paróquia de Palhais

  • Alpha online abre portas para pessoas que de outra forma nunca aceitariam um convite para o Alpha presencial.
  • Os convidados mantêm a presença regular em cada sessão.
  • Alpha online envolve e mobiliza ainda mais jovens.
  • Alpha online pode ser feito rapidamente e exige menos preparação.
1. Encontra uma solução online

Existem algumas plataformas online que permitem às Igrejas reproduzir um vídeo e ter um tempo de discussão. Recomendamos o Zoom, Google hangouts, skype ou cisco Webex.

2. Decide o formato

OPÇÃO 1: Reúne todos os participantes para assistir ao vídeo da sessão. Depois do vídeo terminar separem-se em grupos.*nem todas as plataformas permitem esta separação em salas virtuais – o zoom permite. Recomendamos esta possibilidade a cursos abaixo dos 75 participantes. Distribuir um número de pessoas superior poderá ser difícil.

OPÇÃO 2: Faculta o vídeo aos animadores por forma a que estes organizem a reunião online da sua mesa.* pergunta como à equipa Nacional Alpha Portugal através do email geral@alphaportugal.org. Recomendamos a utilização deste formato em grupos com mais de 75 participantes.

3. Fim-de-semana Alpha

Para um fim-de-semana Alpha Online recomendamos o seguinte:

  1. Vejam os três vídeos num só dia.

  2. Inclui testemunhos ao vivo (através de chamada online) ou pré-gravados , por forma a criar um ambiente autêntico e pessoal.

  3. Certifica-te de que adicionas elementos divertidos ao vosso dia! Jogos ou vídeos de humor devem ajudar o vosso dia a parecer diferente e criativo.

4. Ministério da oração

Recomendamos que cada animador faça a gestão do seu grupo tendo em conta o que vai sentindo ao longo do dia:

  1. Separa-os em grupos mais pequenos e orem uns pelos outros.

  2. Orem individualmente, um para um.

  3. Convidem cada um dos participantes a escrever no chat deste pequeno grupo se pretende oração. O animador deve contactá-lo pessoalmente e rezar por ele, numa oração rápida.

5. Formação online

Para que o teu Alpha Online seja um sucesso, é fundamental que conheças todas as dicas, bem como o funcionamento da plataforma que vais utilizar. Para te ajudar, dedicámos uma página à formação online que vamos promovendo. Revê cada uma delas no link do botão, e acede a todos os recursos partilhados!

A história do Marco



Medidas de Precaução

Para além de aderir às práticas recomendadas, queremos que todos os Alpha realizados online sejam locais seguros onde as igrejas possam receber convidados num ambiente acolhedor, sem julgamentos e seguro. Por favor, veja algumas das nossas recomendações:

E-safety & segurança

Por favor, tome todas as medidas necessárias para garantir que a tua igreja ou ministério  é competente e está ciente das medidas de segurança E-safety.

Proteção de pessoas vulneráveis

E-Safety é o termo coletivo para a salvaguarda (proteção de indivíduos vulneráveis) que envolve a utilização de telemóveis, computadores (incluindo computadores portáteis, netbooks, tablets) e outros dispositivos electrónicos, incluindo consolas de jogos, para comunicar e aceder à Internet, e-mails, mensagens de texto, mensagens instantâneas, sites de redes sociais e outros meios de comunicação social.

Mantem um ambiente seguro

É importante que todas as igrejas, administradores, animadores e co-animadores sejam diligentes na manutenção de um ambiente online seguro. Para obter uma lista completa de coisas a fazer e a não fazer e mais informações sobre este tópico, clica aqui.


Principais Dicas

Entrámos em contacto com equipas que já estão a fazer Alpha online para obter as seguintes dicas:

Hospitalidade

Mesmo para os grupos que se estão a encontrar online, é preciso continuar a dar particular atenção à hospitalidade.

Comunicação regular de informações

Envia e-mails/mensagens semanais com o resumo da conversa da semana anterior e pede aos convidados que partilhem as suas ideias.

Compromisso

Os animadores devem estar envolvidos desde o início ao fim da sessão – cumprimentando as pessoas, fazendo perguntas, contando piadas. Tenta evitar momentos sem atividades para manter a excitação e o entusiasmo elevados.

Chat

Encoraja os animadores, co-animadores e convidados a utilizar a funcionalidade do chat para comentar e fazer perguntas durante o vídeo, bem como durante o tempo de discussão quando os outros estão a falar.

Animadores preparados

Certifica-te de que os animadores têm acesso aos vídeos, às perguntas de apoio e acesso à plataforma que a igreja escolheu. As igrejas descobriram que os convidados tornam-se vulneráveis mais rapidamente no contexto online do que em pessoa. Prepare os teus animadores para que possam contar com isso.

Garantir a qualidade da discussão

Pede a todos os convidados que mantenham a câmara ligada e que estejam num ambiente tranquilo;
Pede a todos os convidados que desliguem os microfones durante o tema e liguem durante a discussão (excepto num ambiente ruidoso),isto permite uma conversa mais orgânica e fluída.
Pede aos convidados que não utilizem fundos de ecrã verde para criar um ambiente mais natural.

Logística

Ligação à Internet: Se estiveres a fazer o Alpha Online, certifica-te de que tens uma boa ligação à Internet. Se possível, ligue-te diretamente a um cabo ethernet.

Menor duração: As igrejas descobriram que, num formato online, as pessoas começam a perder o interesse passado uma hora. Recomendamos que a sessão completa não ultrapasse 1 hora e 15 minutos.